Atividades serão realizadas entre os dias 5 e 9 de fevereiro em unidades de saúde e escolas da Capital
Com o tema ‘Adolescência primeiro, gravidez depois’, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realiza a Semana da Prevenção à Gravidez na Adolescência. As atividades serão realizadas entre os dias 5 e 9 de fevereiro nas Unidades de Saúde da Família (USF) Taquari, Bela Vista, José Lúcio Carvalho (Lago Sul), Arno 41 e Santa Bárbara que apresentaram um maior número de adolescentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), gerar um filho nesta faixa etária pode aumentar os riscos de complicações maternas, fetais e neonatais, além de agravar problemas socioeconômicos existentes.
As complicações podem afetar a saúde de meninas com menos de 16 anos ou aquelas que engravidam menos de dois anos depois da menarca, que é a primeira menstruação. A não aderência ao pré-natal, ganho de peso e aspectos nutricionais também podem contribuir para riscos na gestação. Além de fatores psicossociais, como a ausência do apoio familiar e do companheiro/pai do bebê e sociais, como a falta de condições financeiras.
A coordenadora de Ciclos de Vida da Semus, Lorena Correa, explica que a principal forma de combater gestações precoces é por meio da educação em saúde. “Nessas ações, vamos intensificar os conhecimentos necessários para os adolescentes para que aprendam a tomar decisões responsáveis em relação à sua saúde sexual e reprodutiva, inclusive, abordar os métodos contraceptivos que são disponibilizados gratuitamente no Serviço Único de Saúde (SUS), os riscos de uma gravidez e, principalmente, enfatizar a importância de planejar o futuro antes de enfrentar desafios sem estrutura familiar”, destaca.
As atividades serão realizadas por meio de roda de conversa; palestra nas escolas; grupos operativos com temáticas a serem trabalhadas, como métodos contraceptivos para prevenção da gravidez; saúde sexual e reprodutiva e planejamento familiar; discussão da gravidez na adolescências e suas implicâncias sociais e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Além de testagem rápida de ISTs; atualização da caderneta de vacinação (incluindo HPV para público-alvo) e adesão às cadernetas de saúde do adolescente.
Programação completa
Jardim Taquari
Colégio Militar Taquari | 31 de janeiro | Período matutino e vespertino
Métodos contraceptivos para prevenção da gravidez, saúde sexual e reprodutiva, planejamento familiar, discussão da gravidez na adolescência e suas implicações sociais.
USF Taquari | 5 a 9 de fevereiro
Prevenção e testes rápidos de IST´s, atualização das cadernetas de vacinação (incluindo HPV para público-alvo) e adesão às cadernetas de saúde do adolescente.
Bela Vista
USF Bela Vista | 7 de fevereiro | Período matutino e vespertino
Discussão da gravidez na adolescências e suas implicâncias sociais, prevenção e testes de IST’s.
Escola Sávia Fernandes | 9 de fevereiro | Período matutino e vespertino
Métodos contraceptivos para prevenção da gravidez, importância da vacinação, saúde sexual e reprodutiva, planejamento familiar; discussão da gravidez na adolescências e suas implicações sociais.
Lago Sul
USF José Lúcio Carvalho | 08 de fevereiro | 8h às 10h30
Roda de conversa com dinâmica para interagir e abordar o assunto de métodos contraceptivos para prevenção da gravidez, gravidez na adolescências e suas implicâncias sociais, prevenção e testes de IST’s, atualização da caderneta de vacinação (incluindo HPV para público-alvo).
Arno 41 (403 Norte)
Escola Estadual Criança Esperança | 6 de fevereiro | Período matutino
Elaboração de cartilha sobre métodos contraceptivos disponíveis na atenção básica e formas de acesso, roda de conversa e avaliação de situação vacinal.
Santa Bárbara
USF Santa Bárbara | 9 de fevereiro | 8 às 17 horas
Palestras sobre os métodos contraceptivos existentes para prevenção da gravidez com foco no público-alvo de 12 a 18 anos, roda de conversa com interação e discussão do impacto da gravidez na adolescência e suas implicâncias sociais, abordagem da prevenção das ISTs e testagem rápida, atualização da caderneta de vacinação (incluindo HPV para público-alvo), dinâmicas de interação em grupo e distribuição de material educativo.
Texto: Semus Palmas
Agencia Palmas