Ação que incluirá novas consultas com especialistas será na ETI Santa Bárbara das 8 às 14 horas
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) liberou 50 vagas de demanda espontânea, ou seja, sem agendamento prévio de consultas, distribuídas em oito especialidades médicas que atenderão na ação do Mais Saúde, neste sábado, 9, na Escola de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara, das 8 às 14 horas, localizada na Rua 7 do setor Santa Bárbara. As vagas são nas especialidades de urologia, ortopedia, psiquiatria, gastroenterologia, oftalmologia, angiologia, otorrinolaringologia, fisioterapia de reabilitação e ginecologia.
As equipes da Semus distribuirão senhas e farão o agendamento do horário de consulta dos pacientes. Estes serão atendidos até a quantidade de vagas para cada especialidade. Além disso, outras 190 pessoas que já aguardam por consultas e estão inseridas no Sistema de Regulação (SisReg), foram previamente avisadas e serão acolhidas durante a mobilização no Santa Bárbara. Ao todo, serão 240 consultas nessas especialidades.
O evento também contará com atendimento de clínico geral, testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vacinação humana e animal (antirrábica).
Os moradores que desejam ser atendidos devem comparecer ao local com documentos pessoais, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacinação e comprovante de endereço. Cada um passará por uma triagem com verificação de glicemia e aferição de pressão. A prioridade nos atendimentos serão dos moradores do Santa Bárbara e atendidos na USF José Lúcio de Carvalho, no Lago Sul, mas pessoas de setores vizinhos também serão acolhidas.
Serviços ofertados
Confira abaixo a relação de procedimentos e serviços disponíveis na próxima edição do Mais Saúde:
Triagem (verificação de glicemia e aferição de pressão arterial);
Consulta médica (clínico geral);
Atendimento especializado com urologista, ortopedista, psiquiatra, gastroenterologista, oftalmologista, angiologista, otorrinolaringologista, fisioterapeuta de reabilitação e ginecologista;
Avaliação da motivação para o programa de tabagismo;
Bolsa Família;
Serviços de odontologia;
Planejamento familiar para solicitação da vasectomia, laqueadura e orientação sobre processo das cirurgias eletivas;
Vacinação com oferta de imunizantes para todos os públicos;
Farmácia (dispensação de medicamentos);
Testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
Avaliação de hanseníase;
Coleta do papanicolau (PCCU) na unidade;
Vacinação antirrábica;
Teste rápido de leishmaniose;
Orientações nutricionais;
Administração de vitamina A;
Conscientização de combate à violência contra a mulher, criança e adolescente com o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav).
Texto: Redação Semus
Edição: Denis Rocha/Secom
Agencia Palmas