Estarão disponíveis sete unidades para aplicar imunizantes nos animais domésticos
Neste sábado, 9, seis Unidades de Saúde da Família (USF’s) estarão de portas abertas para atender os donos de cães e gatos na aplicação da vacina antirrábica nos animais. As unidades contempladas com esse serviço são: a USF Arno 41 (403 Norte), USF Deise de Fátima (Arse 13 / 108 Sul), USF Francisco Júnior (Arso 41 / 403 Sul), USF Albertino Santos (Arse 101 / 1004 Sul), USF Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) e USF Walter Pereira (Taquaruçu). A programação também conta com um ponto de vacinação na Escola de Tempo Integral Santa Bárbara, localizada na Rua 7 do Jardim Santa Bárbara, região Sul, local que receberá mais uma edição do Mais Saúde. A ação ocorre das 8 às 14 horas em todos os pontos de imunização.
Segundo a coordenadora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Benta Natânia Figueiredo, é de extrema importância que os animais sejam vacinados a cada 12 meses, pois a vacina da raiva é garantia que os pets não sejam contaminados com a enfermidade. “Um animal contaminado se torna agressivo, e como ele fica com tendência de se morder e morder os outros, naquela mordida ele pode contaminar outros cães e até mesmo seus donos”. Benta ainda ressalta que o vírus tem letalidade de quase 100% nos humanos e em animais, por isso a importância da manutenção.
Vacinação
A vacinação antirrábica dos cães e gatos deve ser feita em um intervalo de 12 meses entre uma e outra para que assim possa garantir uma proteção contínua no animal. A raiva é uma doença viral grave que pode ser transmitida para humanos e outros animais através da saliva de um animal infectado. Além disso, a vacinação regular ajuda a controlar a propagação da doença na população animal, contribuindo para a segurança pública.
Texto: Redação Semus
Edição: Denis Rocha/Secom
*Texto sofreu alteração às 14h35 para correção da relação de pontos de vacinação
Agencia Palmas