Ação conta com a parceria de Consultores do Instituto Vida, por meio do Projeto Adote um Leitor

Com a proposta de orientar os pais no processo de educar os filhos de acordo com princípios pautados no diálogo e com limites diários para o fortalecimento de uma convivência democrática, a Escola Municipal Degraus do Saber, localizada na região sul de Palmas, lançou nesta sexta-feira, 3, o Projeto Aproximando Famílias. Uma ação realizada em parceria com consultores do Instituto Vida, por meio do Projeto de Leitura Adote um Leitor, e também com a consultora infantil da Revista Nosso Amiguinho.

O evento contou com a participação de 25 pais de estudantes da unidade educacional e já na abertura foram apresentadas as principais metas do projeto que tem como objetivo estimular as famílias a acompanharem o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Uma roda de conversa com a psicóloga Ana Flávia Aires foi realizada junto com a orientadora educacional Rosângela Vilardo promoveu um bom diálogo com as famílias dos alunos visando despertar o interesse de todos pela leitura.

Outros assuntos abordados durante a roda de conversa falaram sobre o prejuízo que as telas podem causar ao desenvolvimento das crianças, além de aumentar a tensão em sala de aula, afastar as famílias dos filhos e outros transtornos. Rosângela Vilardo disse ainda que a parceria escola e família é fundamental para o sucesso do projeto. “Sabemos das dificuldades enfrentadas nos dias atuais, mas essa parceria da escola e da família de estarem sempre acompanhando é muito importante. Hoje mesmo alguns pais expressaram suas dificuldades em retirar as telas dos filhos, mostraram essa ansiedade de não ter esse domínio em relação a saber como controlar o uso do celular em casa, então foi um momento bem prazeroso”, ressaltou a orientadora.

“O nosso encontro foi de grande valia para nós, pais, que vivemos nessa correria do dia a dia e com tantas tecnologias que nos são ofertadas como, por exemplo, o celular e outros eletrônicos, deixamos de praticar a leitura. Esquecemos que a leitura é o melhor caminho para o desenvolvimento intelectual dos nossos filhos. Essa interação familiar promovida pela escola possui diversos benefícios e nos possibilitou ter mais clarezas sobre o assunto. A escola está de parabéns, com esse projeto os nossos alunos e familiares só têm a ganhar”, pontuou Maria das Dores Américo da Silva, mãe de um aluno do primeiro período.

Luiza Bangoim Leal, mãe do aluno Rafael Bangoim Leal Santana, do  1°ano, disse ter ficado muito feliz em conhecer o projeto. “Achei uma oportunidade extremamente enriquecedora, tanto para a escola quanto para as crianças e para nós, pais. Além de ser uma oportunidade de estimular a leitura nas crianças que estão nessa fase de alfabetização, é também uma oportunidade de acolhimento, um momento de escuta e de compartilhamento de experiências entre as famílias. Sinto muito honrada e muito feliz que o meu filho esteja estudando nessa escola. Esse projeto veio intensificar mais ainda a minha satisfação com a escola, de ver a preocupação, o empenho e o envolvimento de toda a equipe, todo o carinho. Então estou muito feliz que meu filho, eu e minha família estejamos fazendo parte dessa iniciativa”, disse Luiza Bangoim.

Mãe do Athos Gabriel Ávila, do 2 ano, Jucelia Ávila Dascanio de Sousa destacou que o evento foi muito importante e esclarecedor. “Nós estamos precisando mesmo de eventos dessa maneira para aproximar as famílias, especialmente, no que se refere à prática de leitura com os filhos, porque nós estamos vendo hoje em dia que muitas crianças estão perdendo o interesse pela leitura, pelo livro e o substituindo pelo celular, pela internet, pela televisão. Por isso digo que foi muito válido mesmo. É de grande valia esse projeto nas escolas, inclusive, eu parabenizo a Escola de Grau de Saber por essa atitude e quero continuar participando de todos os eventos, todos os encontros que forem proporcionados aos pais”, declarou a mãe do pequeno Athos Gabriel. 

Para a diretora, Welma Maria Milhomem, “o lançamento do Projeto Aproximando Famílias foi de uma relevância muito grande para nossa unidade educacional. Sentimos que este é o caminho, aproximar as famílias do ambiente escolar, por meio de trocas de experiências, de rodas de conversas e do diálogo. Fizemos uma reflexão sobre como uso exagerado das tecnologias pode gerar prejuízos na vida das crianças e prejudicá-las em suas rotinas escolares. Esse momento foi apenas o marco inicial de uma jornada de diálogo com as famílias que pretendemos consolidar em nossa escola”, declarou a gestora.

 

Texto: Semed
 

Agencia Palmas

3 de maio de 2024

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