Módulo sobre “Situação do Aluno”, etapa fundamental para avaliar a qualidade de ensino da Rede, é o principal de discussão
Com foco na capacitação dos servidores responsáveis pela execução do Censo Escolar nas unidades educacionais de Palmas, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou nesta terça-feira, 6, capacitação com orientações, especialmente, sobre o módulo “Situação do Aluno”. A formação foi realizada pela equipe do Censo Escolar da pasta e contou com a presença da secretária-executiva Pedagógica, Maria Antônia de Almeida Costa.
O objetivo da formação é capacitar os servidores para a segunda etapa do Censo, já que é a principal pesquisa estatística da Educação Básica. Ele é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em formato de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
O secretário escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Criança Feliz, Rainel Nunes da Silva, reforçou a importância de participar das formações. “Faz diferença para o desenvolvimento do nosso trabalho. Saber as habilidades necessárias, quais nossos prazos e como executá-las traz segurança, ainda mais quando sabemos que temos suporte. Ter esse momento de interação e troca de experiência faz diferença para nós”, pontuou Rainel.
Para a coordenadora do Censo Escolar na Semed, Ana Paula Lino, “a formação é fundamental para que os técnicos executores estejam preparados para a realização dessa segunda etapa. É imprescindível que todas as escolas e instituições de ensino colaborem ativamente com a coleta e a atualização dos dados. O sucesso desse trabalho depende do engajamento de todos os envolvidos no processo educacional. Somente com informações precisas e atualizadas poderemos garantir um repasse justo de recursos e uma avaliação adequada da qualidade da educação em nosso país”, afirmou a coordenadora.
“O Censo Escolar é crucial para compreender a situação educacional do nosso País. É necessário que todos os agentes envolvidos no processo educacional compreendam a relevância de mecanismo e colaborem ativamente com sua realização e atualização. Cada informação coletada contribui significativamente para uma gestão mais eficiente e para a promoção de uma educação de qualidade”, reforçou a secretária-executiva Pedagógica da Semed, Maria Antônia de Almeida Costa.
Censo Escolar
O Censo Escolar é dividido em duas etapas. Na primeira, são coletadas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional e tecnológica, com base na realidade das escolas, na data de referência do Censo (última quarta-feira do mês de maio).
E a segunda etapa, “Situação do Aluno”, tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento escolar, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na primeira etapa de coleta. Para fornecer informações sobre rendimento do aluno no sistema ‘Educa Censo’, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado. Há também outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o seu movimento, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido.
Texto: Semed
Agencia Palmas