Também há registro de 30 casos suspeitos de chikungunya e 12 de zika, segundo Boletim Epidemiológico de Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) publicou nesta terça-feira, 6, o Boletim Epidemiológico sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Na última semana, entre os dias 28 de janeiro a 3 de fevereiro, foram notificados 243 casos suspeitos de dengue. Adicionalmente, também houve o registro de 30 casos suspeitos de chikungunya e 12 de zika.

Dentre os casos citados, quatro pacientes apresentaram sinais de alarme ou gravidade. São entendidos como casos suspeitos, os pacientes que apresentam febre com duração de dois a sete dias, juntamente com duas ou mais manifestações clínicas, tais como náusea, vômitos, erupções cutâneas, mialgia, artralgia, cefaleia, dor retro-ocular, irritação na pele, prova do laço positiva ou leucopenia.

 

Desde o início de 2024, o monitoramento acumula um total de 261 casos prováveis de dengue, que englobam tanto os casos confirmados quanto aqueles em fase de investigação, além de 50 casos de chikungunya e 26 de zika. 

As informações são obtidas via Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) on-line e do Sinan Net, sendo passíveis de atualizações, conforme a confirmação ou descarte dos casos. Confira o boletim completo neste link.

 

Texto: Annady Borges – estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus

Agencia Palmas

6 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *