Curso intensivo de 24 horas aborda técnicas de oratória, linguagem corporal e controle emocional para servidores municipais
O curso de Comunicação e Oratória, promovido pelo Instituto 20 de Maio (IVM), chegou ao fim nesta terça-feira, 11. Trinta servidores participaram da capacitação para se profissionalizar em habilidades essenciais e desenvolvimento pessoal e profissional. O curso foi realizado ao longo de cinco dias, totalizando uma carga horária de 24 horas.
Os alunos aprenderam técnicas de oratória, o que engloba a estruturação de discursos, uso adequado da linguagem corporal e controle do tom de voz, permitindo uma apresentação convincente e profissional. Também foram abordadas técnicas de relaxamento e controle emocional para reduzir a ansiedade e aumentar a confiança ao falar em público.
“Foi bastante enriquecedor o momento de destravar o medo de falar em público onde foi abordado autodomínio, técnica de autorregulação da respiração e postura autoconfiante. Acredito que ter feito esse curso me ajudou a me tornar uma profissional e pessoa mais segura, me posicionar e me expressar melhor diante daquilo que eu quero”, contou a fisioterapeuta Isabella Fontes Milhomem Bueno, servidora na gerência em Saúde na Vigilância Sanitária Municipal sobre quais técnicas de autoconhecimento citadas no curso considerou mais valiosas.
A instrutora do curso, Letícia Bordin, destacou que “fazer um curso de Oratória é buscar as oportunidades de falar. Só se consegue superar o medo se colocando em situações onde esse medo é enfrentado. Buscar a autogestão e regulação emocional através do autoconhecimento são o melhor caminho para superar quaisquer obstáculos em nossa vida. Na realidade, o meu desejo é que os alunos possam superar seus próprios medos e inseguranças e tragam sua mensagem ao mundo, que consigam tratar essa jornada com seriedade e lembrem de aplicar as técnicas aprendidas, pois tudo é um processo.”
O enfermeiro Jhon Cleyton Barbosa Campos relatou que o curso superou as suas expectativas. As temáticas abordadas não apenas ajudaram na liderança, mas também serviram como ferramentas em situações que exigem assertividade. Ele disse que aprendeu sobre posicionamento e a importância de olhar para dentro de si mesmo e se autoconhecer, o que o ajudou a entender melhor os outros. Destacou que valeu muito a pena aprender com a Letícia e que o processo de aprendizagem foi realmente divertido.
A importância do autoconhecimento é muito importante para entender que conhecer o passado e as áreas de melhoria são etapas essenciais para desenvolver uma comunicação autêntica e impactante, incentivando também a refletir sobre suas próprias experiências e a utilizá-las como alicerces para suas apresentações.
Samile Marinho – estagiária sob supervisão do IVM
Agencia Palmas