Além de fiscalização rotineiras, equipes estão abordando a população com questionário educativo
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio do Núcleo de Educação e Saúde da Vigilância Sanitária (Visa), está promovendo uma ação educativa com os frequentadores do Arraiá da Capital. O evento teve início na última quarta-feira, 14, e se estende até segunda-feira, 24. Além das atividades de fiscalização rotineiras da Visa no evento, as equipes estão abordando a população com um questionário sobre a higienização correta dos alimentos, órgãos regulamentadores, intoxicação alimentar, entre outros temas. As perguntas têm como objetivo avaliar o conhecimento da população sobre esses assuntos e, a partir das respostas, realizar orientações.
O questionário foi desenvolvido por residentes de Saúde Coletiva e estagiários dos cursos de Engenharia de Alimentos e Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que atuam através da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Segundo a inspetora sanitária da Semus, Silvana Teixeira, o questionário contém seis perguntas de fácil compreensão, visando auxiliar o entendimento por parte da população na hora das orientações.
“Além de estimular o conhecimento das pessoas, iremos informar sobre diversas medidas essenciais que devem ser tomadas ao consumir alimentos, especialmente aqui no Arraiá, onde há várias opções de escolhas com vendedores ambulantes. É importante sempre conhecer a procedência do que estamos ingerindo e higienizar nossas mãos para evitar possíveis intoxicações alimentares”, ressaltou.
Atuação da Visa
A Vigilância Sanitária atua no Arraiá da Capital com a autorização sanitária para os ambulantes que operam dentro do circuito. Essa atividade inclui a inspeção das boas práticas de manipulação dos alimentos, com o objetivo de verificar e garantir a qualidade dos produtos produzidos e vendidos no local.
Agencia Palmas