Unidades de Saúde da Família conscientizam sobre HIV/Aids

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou nesta quinta-feira, 21, o encerramento das atividades do Dezembro Vermelho, na Unidade de Saúde da Família (USF) Eugênio Pinheiro, localizada no Jardim Aureny I. Além de fazer testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), quem passou pelo local pode assistir a palestra conduzida pelo farmacêutico Glauberson Giuvannucci Papacosta, que atua no Centro de Atenção Especializada (Caes) Dr. Ewaldo Borges de Resende, abordando o tema ‘Na luta contra a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis’.

O profissional abordou diversos temas, incluindo os principais desafios enfrentados por pacientes com HIV/Aids, como o preconceito e os estigmas relacionados à orientação sexual. Ele também esclareceu a diferença entre o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a Aids, destacando que a pessoa infectada pelo HIV não está necessariamente doente, pois está em um estado de portador, que pode evoluir para a Aids, se não houver tratamento.

O farmacêutico ressaltou ainda que o vírus pode ser transmitido por diferentes fluidos corporais, como sangue, leite materno, sêmen, secreção vaginal, pele lesionada; principalmente por meio de relações sexuais, sexo oral, vaginal e anal sem uso de preservativo. Ele também enfatizou a importância de um atendimento mais humanizado para aqueles que contraíram o vírus e buscam assistência na unidade. “Durante uma consulta, o paciente pode sentir-se constrangido de falar sobre a falta de uso de preservativo durante uma relação, portanto, é crucial que o paciente seja acolhido de maneira efetiva”, destacou.

A Semus ressalta que as Unidades de Saúde da Família (USFs) são a porta de entrada para o tratamento do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Nas unidades, os pacientes recebem acolhimento das equipes de saúde e, após avaliação médica, iniciam o tratamento padrão para as ISTs.

 

Texto: Annady Borges – estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus

Edição: Denis Rocha/Secom

Agencia Palmas

22 de dezembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *