Projeto capacitará jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho
Os secretários-executivos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) Cícera Mota e Evandro Borges receberam, na última quinta-feira, 21, a equipe do TechInclusão: capacitação tecnológica para a transformação profissional do Tocantins, projeto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo da visita foi apresentar o projeto que visa promover a inclusão social e ampliar as oportunidades de emprego para jovens de diversos grupos em situação de vulnerabilidade no Tocantins.
O projeto irá oferecer cursos de Tecnologia da Informação para os jovens de 16 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social: como mulheres, pessoas negras, povos originários, estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA), jovens em ressocialização em cumprimento de penas curtas ou medidas alternativas do sistema prisional, pessoas com deficiência (PCD), dentre outros.
Segundo o coordenador do projeto, George França, o TechInclusão é de grande relevância para atender à demanda crescente por profissionais qualificados na área de tecnologia no estado do Tocantins. “O projeto visa não apenas a qualificação profissional, mas também a inserção e permanência dos jovens no mercado de trabalho, com foco para a promoção da diversidade, inclusão de populações vulneráveis e combate à discriminação”, explicou o coordenador.
Os cursos ofertados são Criação de Sites, Programação Web e Desenvolvimento Mobile e serão ministrados em Palmas, Tocantínia, Porto Nacional, Dianópolis e Arraias.
Texto: Semed
Agencia Palmas