Projetos em execução, a exemplo do ‘Descasque Mais e Desembale Menos’, estão sendo reformulados com a finalidade de buscar melhorias contínuas na oferta da alimentação servida nas unidades; também há novos projetos para 2024
A equipe de nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação (Semed) fez um novo planejamento para alimentação nas escolas da rede municipal de ensino. Os projetos já em execução, como o ‘Descasque Mais e Desembale Menos’, estão sendo reformulados e novos estão sendo elaborados, a exemplo do projeto ‘Crescer na Escola’, que será executado este ano em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
A nutricionista da pasta Patrícia Kelly explica que os projetos voltados para a alimentação das crianças nas unidades estão sendo reformulados com base no retorno dado por todos atores sociais envolvidos na alimentação escolar. “Nós ouvimos as merendeiras, professores, alunos e coordenadores de apoio e a partir desses depoimentos estamos fazendo os ajustes, mas sempre cumprindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, destaca.
A proposta, segundo a nutricionista, é buscar, de forma contínua, melhorias no que se refere à oferta da alimentação no ambiente escolar. E já no primeiro bimestre deste ano será realizado o projeto ‘Por Dentro da Alimentação Escolar 2024’, por meio de encontros semanais que abordarão conteúdos específicos para orientadores pedagógicos, professores, merendeiras e coordenadores financeiros das unidades.
O novo planejamento inclui ainda a execução dos seguintes projetos: ‘Alimentação Nota 10’ – 2ª edição; ‘Descasque Mais e Desembale Menos’ – 4ª edição; ‘Alimento Seguro’ – 2ª edição, e ‘Chama a Agricultura Familiar’, que também está na 2ª edição e visa incentivar as unidades educacionais a aumentarem seus percentuais de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar.
Crescer na Escola
A novidade para este é o projeto ‘Crescer na Escola’, que visa à avaliação do estado nutricional dos alunos da rede de ensino de Palmas, por meio da aferição de peso e estatura. “A avaliação do estado nutricional é uma das atribuições previstas nas legislações do Pnae, por isso para este projeto vamos contar com a parceria das escolas e da Secretaria Municipal da Saúde (Semus)”, disse a nutricionista, acrescentando que a primeira etapa consiste na aquisição de balanças e estadiômetros para aparelhamento das unidades.
Texto: Semed/Palmas
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas/ Secom Palmas
Agencia Palmas