Médica da saúde da família pontua como proteger pele de danos causados por exposição solar

O câncer de pele, resultante do crescimento anormal das células cutâneas, representa uma ameaça significativa à saúde. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) intensifica esforços para conscientizar a população sobre os diversos tipos de casos e as medidas preventivas cruciais para preservar a integridade da pele.

A médica da Semus Milena Vidal, especialista em saúde da família e comunidade, destaca a importância da prevenção do câncer de pele, enfatizando o uso diário de protetor solar com fator adequado para o tipo de pele, aplicando a cada duas horas, especialmente após atividades que envolvem transpiração ou contato com a água. “Evitar a exposição direta ao sol entre 10 e 16 horas e utilizar roupas de proteção, como chapéus, mangas longas e óculos de sol, são medidas essenciais. A quantidade de protetor solar deve ser adequada, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo”.

Milena esclarece que consultas médicas são igualmente importantes, especialmente com histórico pessoal ou familiar de câncer de pele. “Evite câmaras de bronzeamento artificial, optando por um estilo de vida saudável que inclua uma dieta equilibrada e livre de tabaco. Ao adotar essas práticas, você não apenas reduzirá os riscos, mas também contribuirá para a manutenção da saúde da sua pele ao longo do tempo”, explica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os sintomas de câncer incluem lesões na pele de aparência elevada e brilhante, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; uma pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza, continuando a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

 

Atendimento

A Semus enfatiza que as Unidades de Saúde da Família (USF) representam a principal porta de entrada para os serviços de saúde. Se o paciente identificar qualquer sintoma cutâneo ou notar uma lesão suspeita, é recomendado procurar sua unidade de referência. Ao chegar, será recebido com acolhimento, passará por uma triagem inicial e terá acesso a atendimento médico. Esse processo permite uma avaliação detalhada de seu quadro de sintomas pelos profissionais, garantindo uma resposta eficaz e personalizada ao seu estado de saúde e caso seja necessário, o paciente é encaminhado a um especialista para continuidade do procedimento.

Texto: Redação Semus

Edição: Denis Rocha/Semus

Agencia Palmas

13 de dezembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *