Demandas do cenário de prática ajudaram na qualificação dos profissionais; capacitação foi realizada na sede do IVM
Os residentes do Programa de Saúde Mental do Plano Integrado de Residências em Saúde (Pirs) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) participaram de oficina sobre intervenção em crise e risco de suicídio, conduzida pelo psiquiatra Railson Freitas. A capacitação foi realizada na última quarta-feira, 24, na sede do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM).
“As temáticas das oficinas são pensadas pelo corpo docente do Programa de Saúde Mental, as quais são norteadas a partir das demandas do cenário de prática que foram destacadas pelos residentes. São espaços potentes de aprofundamento teórico e de qualificação da prática profissional dos profissionais residentes que atuam na Rede de Atenção Psicossocial de Palmas”, explicou a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Maisa Carvalho.
A psicóloga e residente do Programa de Saúde Mental, Melissa do Carmo Cattini, destacou a importância da oficina para os residentes. “A oficina promovida foi de grande valia para nós, residentes, pois estamos em processo de formação profissional. É sempre muito bom podermos ouvir e aprender com profissionais que possuem vasta experiência e conhecimento na área de saúde mental. Foi um momento em que tivemos a oportunidade de dialogar sobre a Rede de Atendimento Psicossocial (Raps) visando melhorar a qualidade no atendimento dos usuários e dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).”
Texto: Elionay Carvalho – estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Agencia Palmas