Transferência da sede administrativa é prevista em lei e ocorre todo dia 1° de junho
A Prefeitura de Palmas celebrou na manhã deste sábado, 1° de junho, o tradicional Taquaruçu: Capital por um dia, com assinatura de ordens de serviço, lançamento de obras e entrega de certidões de regularização fundiária, com mais de 220 imóveis contemplados. Também foi realizada uma sessão solene da Câmara Municipal.
Durante pronunciamento, a prefeita Cinthia Ribeiro falou da satisfação em participar mais uma vez deste dia de homenagens ao distrito. “É com grande satisfação que celebramos hoje a importância e a generosidade histórica de Taquaruçu para Palmas. Sob nossa liderança, realizamos inúmeros investimentos ao longo destes seis anos de mandato, ações significativas. Hoje assinamos ordens de serviços para a construção de três pontes de concreto, reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Taquaruçu e certidões de regularização fundiária de mais de 220 imóveis. Isso demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento urbano e o bem-estar da população, que inclusive em breve contará com um centro de cultura e arte. Agradeço a todos os envolvidos e reitero nosso empenho contínuo em melhorar a qualidade de vida em todo o município”.
A transferência simbólica da Capital, prevista no Artigo 3º da Constituição Estadual e na Lei Orgânica do Município de Palmas, reconhece e homenageia o histórico distrito como primeira sede administrativa da capital. O evento reuniu diversas autoridades políticas e moradores da região.
Hasteamento das bandeiras
A programação teve início às 8 horas, com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional pela Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), na Praça Vereador Joaquim Maracaípe. Logo em seguida, os secretários municipais, acompanhados pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Tocantins, Deocleciano Gomes Filho; presidente da Câmara e demais vereadores de Palmas, visitaram a Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, recentemente reformada pela gestão municipal.
Moradora há 20 anos, Cleuza Rodrigues de Souza participa todos os anos do evento e se diz apaixonada por Taquaruçu. “Adoro viver aqui, clima ótimo, pessoas acolhedoras, sensação de bem-estar o tempo todo e a região turística nos oferece ótimas oportunidades de negócio. Fico feliz em ver que este ato investe e reconhece a importância de Taquaruçu para Palmas”.
Sessão solene
A sessão solene da Câmara Municipal, na Praça Vereador Tarcísio Machado, ao celebrar e reconhecer a relevância histórica do distrito de Taquaruçu, teve como abertura a apresentação dos alunos do Projeto Cultural Casulo 2. Os atos do executivo marcaram o ápice do evento, quando a prefeita Cinthia Ribeiro assinou ordens de serviço, como a reforma do Cras Taquaruçu, a adequação de três pontes de concreto e a construção de um campo de futebol.
Títulos de propriedade
Na oportunidade, mais de 220 certidões de regularização fundiária de imóveis em Taquaruçu e Buritirana foram entregues, demonstrando o compromisso da administração municipal com a regularização urbana e o bem-estar da população.
“Hoje estou extremamente feliz por poder dizer que somos proprietários da nossa casa, que conquistamos oficialmente o nosso tão sonhado lar. O sentimento é de satisfação e vitória para todos nós”, destacou Sebastiana Lúcia da Silva Costa, moradora de Buritirana há 18 anos, após receber o título de propriedade registrado em cartório.
Conforme a Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis, a gestão busca promover a inclusão de milhares de residentes através da regularização fundiária. Além de garantir segurança jurídica, essa iniciativa abre portas para benefícios essenciais, como acesso à saúde, saneamento e educação.
O encerramento foi marcado pela apresentação cultural da rainha mirim da junina Matutos da Noite, Helena Rufo, com o tema ‘Assum Preto’, atual campeã do Arraiá da Capital, edição 2023.
Texto: Redação Secom
Edição: Denis Rocha/Secom
Agencia Palmas