Atendimentos seguem até sexta-feira, 1º de março, na carreta estacionada em frente ao Cras do bairro
Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou o primeiro dia de mamografias e coletas para o exame preventivo de colo de útero (PCCU), Papanicolau, em parceria com o Hospital de Amor, destinado às moradoras do Jardim Taquari, região Sul de Palmas. Os atendimentos foram realizados na carreta disponibilizada pelo hospital, estacionada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A ação continuará até sexta-feira, 1º de março, das 8 às 18 horas.
Os exames estão sendo ofertados gratuitamente, sem necessidade de agendamento prévio. É necessário apenas comparecer ao local com documentos pessoais. A ação tem como objetivo atender não apenas as moradoras do Jardim Taquari, mas também os bairros circunvizinhos.
Aos 55 anos, a assistente de serviços gerais Ana Rosa Borges compartilhou que esta é a segunda vez que realiza os exames na carreta do Hospital de Amor. “Fiquei sabendo da ação por meio do grupo de WhatsApp que participo do Cras e como era na região onde eu moro, não pude deixar de vir”, destacou.
A enfermeira do Hospital de Amor Rute Cristina desempenha um papel fundamental na equipe da carreta, sendo responsável pelos atendimentos. Ela enfatizou que essas atividades são direcionadas, principalmente, às mulheres que vivem em áreas mais afastadas do centro, onde o acesso a tais serviços pode ser difícil. “O principal foco do nosso trabalho é o rastreamento do câncer de colo de útero, visando que, uma vez que essa mulher seja diagnosticada, o tratamento se inicie o quanto antes e dando a ela uma maior chance de cura, um tratamento menos demorado e mais eficaz” , ressaltou.
A Semus informa que o PCCU é indicado para mulheres com idades entre 25 e 64 anos, enquanto a mamografia é recomendada para aquelas entre 40 e 69 anos. Além disso, a mamografia deve ser feita pelo menos uma vez ao ano ou sempre que a paciente perceber alguma alteração na mama. Quanto ao exame preventivo, ele é recomendado anualmente, mas após dois resultados normais consecutivos, pode ser feito a cada três anos.
Texto: Annady Borges – estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus
Agencia Palmas