Autarquia é responsável por monitorar, promover e ofertar pesquisas, estratégias de melhoria da prestação de serviços, além da organização de concursos
No coração do Brasil, entre as extensões da Amazônia e as planícies do cerrado, ergue-se Palmas, a jovem e vibrante capital do Tocantins. Este mês, a cidade celebra um marco significativo em sua história: 35 anos de sua fundação, ocorrida na última segunda, 20 de maio. A data vai muito além de meras festividades, é momento para refletir sobre o percurso feito desde a sua criação e as conquistas alcançadas ao longo desse caminho. Desde sua fundação em 1989, Palmas tem testemunhado um crescimento notável em todos os aspectos – econômico, social e cultural. Suas ruas movimentadas, prédios modernos e uma população diversificada refletem a ascensão de uma cidade que se torna um dos centros urbanos mais dinâmicos da região Norte do Brasil. Em 12 anos, Palmas teve um aumento populacional de 1.278%, desde seu primeiro censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1991. O último censo foi realizado em 2022.
É importante lembrar que, por trás de uma fachada de modernidade e prosperidade, existe um elemento fundamental que impulsiona o funcionamento dessa máquina urbana: os servidores públicos. São eles os guardiões do bem-estar da cidade, trabalhando incansavelmente para garantir que os serviços à população funcionem de forma eficiente e atendam às necessidades da comunidade. Por meio de uma variedade de programas, palestras, workshops e treinamentos, o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas garante que os servidores públicos de Palmas estejam sempre atualizados com as melhores práticas e tendências, promovendo a pesquisa e a inovação em setores-chave, como gestão, educação e saúde. “Nossa organização foi criada com a função de aperfeiçoar servidores. Através de capacitações, podemos ter um atendimento de excelência nos serviços prestados à comunidade. Esse monitoramento garante que a Prefeitura esteja sempre ciente de que funcionários de todas as áreas dos serviços prestados pelo Município estão preparados para executar suas funções da melhor forma”, esclarece o diretor do instituto, Eduardo Lustosa.
Uma iniciativa a se destacar é o projeto de desenvolvimento científico Viva Bem Servidor (VBS), que tem como objetivo geral pesquisar e propor a implementação de ações de promoção e prevenção à saúde do servidor público do Município de Palmas, visando proporcionar a melhoria na qualidade de vida e reduzir o número de afastamentos e ausências no ambiente de trabalho. Atualizações e formações são levadas às 35 secretarias e órgãos municipais, garantindo a progressão de carreiras e o crescimento da Capital, por meio de atenção especializada. Mais do que isso, é responsabilidade desta escola de governo a realização de concursos públicos municipais.
Nos últimos anos, o Instituto esteve à frente dos principais concursos municipais, auxiliando na aplicação das provas e divulgando informações das bancas realizadoras. Seguindo o Plano Plurianual, desde 2022, a instituição organizou três grandes certames: o Concurso da Guarda Metropolitana de Palmas, o Concurso Público do Quadro Geral do Município de Palmas e o Concurso da Saúde de Palmas. Agora, ela se prepara para organizar o Concurso da Educação de Palmas. Ao todo, estão sendo ofertadas 6.173 vagas, entre posses imediatas e reserva, para ensino médio e superior. Neste contexto comemorativo, a colaboração entre o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia de Palmas, a Gestão Municipal de Palmas e a comunidade palmense deve ser celebrada como um símbolo de união e cooperação que caracteriza esta cidade tão especial. Juntos, estamos construindo um futuro mais promissor e inclusivo para todos os cidadãos, onde cada voz é ouvida e cada contribuição é valorizada.
Texto: Loara Tomaz – estagiária sob a supervisão do IVM
Agencia Palmas