Três unidades da rede municipal de ensino da Capital são premiadas
Três unidades educacionais da rede de ensino pública de Palmas receberam na tarde desta quarta, 13, o ‘Prêmio Escola que Transforma 2022/2023’, promovido pelo Governo do Estado do Tocantins. As unidades vencedoras foram a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Contos de Fada.
Em uma cerimônia marcada por emoção, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fez a entrega dos prêmios para 57 projetos vencedores no concurso Escola que Transforma, dentre eles as unidades da rede municipal de ensino da Capital. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e contou com a presença de autoridades, professores, alunos e integrantes da comunidade escolar de várias regiões.
Durante a solenidade, os vencedores receberam troféus e, ainda este mês de dezembro, serão contemplados com os valores em dinheiro. Os primeiros lugares serão premiados com os valores assim distribuídos: R$ 30 mil para a escola, R$ 10 mil para os professores e R$ 1 mil para os estudantes; os segundos lugares, R$ 20 mil para a escola, R$ 5 mil para os professores e R$ 800 para os estudantes; e terceiros lugares, R$ 10 mil para a escola, R$ 8 mil para os professores e R$ 500 para estudantes.
Para a secretária-executiva Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Maria Antônia Almeida, que acompanhou a solenidade, o Prêmio Escola que Transforma veio retratar a valorização do que as escolas municipais já demonstram no seu dia a dia, por meio das práticas e vivências pedagógicas nas suas mais diversas áreas. “Estou muito feliz em participar de mais este momento, que é uma oportunidade de coroar práticas exitosas, que as nossas escolas têm como práticas diárias”, comentou com satisfação.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, reforçou que o prêmio reconhece e valoriza os esforços dos educadores e estudantes do tocantinense. “Foram 2.112 projetos para serem analisados e escolhidos os vencedores, participaram mais de 400 escolas da rede estadual de 128 municípios. Da rede municipal, 294 participaram de 81 municípios. Estamos muito felizes por todo esse engajamento, e essa é mais uma ação do Profe. Estamos trabalhando para que a educação tocantinense, estadual e municipal seja de qualidade”, completou.
Vencedores de Palmas
TamandaCast – Desenvolvido sob a coordenação do professor Deyvid Carvalho, o TamandaCast foi criado visando oferecer um espaço para a troca de informações, curiosidades e opiniões sobre temas diversos e com acessibilidade. Desenvolvido de forma colaborativa, o projeto conta com a participação de estudantes em diferentes funções, como a pesquisa de conteúdo, produção, edição, apresentação e publicação, fomentando o trabalho em equipe, a comunicação e a liderança.
Para o professor, as ações do projeto vão além de ensinar, também sensibiliza, especialmente com relação ao respeito e à inclusão, com foco nas Libras. “Nossa escola se tornou um farol de compreensão e respeito, à medida que diversas turmas se aventuraram a aprender a bela língua brasileira de sinais”.
Ainda segundo o professor, o valor do prêmio será investido na melhoria e expansão das ações do projeto, pois a unidade escolar está comprometida em levar essa missão inspiradora adiante.
Seu Corpo é um Tesourinho – Desenvolvido junto às crianças de duas turmas do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, sob a orientação da professora Claudinéia Carvalho, o projeto teve como foco um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Segundo a professora Claudinéia, os estudos e as pesquisas foram aprofundadas para trabalhar junto às crianças sobre o tema: o abuso e a violência contra as crianças e adolescentes, e que o envolvimento e a participação dos alunos foi bastante eficaz e emocionante. “Muitos alunos relataram fatos que certamente nunca havia tido coragem de expor”.
Claudinéia destaca que os resultados das ações foram visíveis, pois, após o desenvolvimento do projeto, perceberam mudanças de comportamentos e atitudes no que se refere ao assunto abordado. “As crianças passaram a ter um olhar mais crítico em relação a um simples toque no seu corpo. Conseguindo identificar se tal toque foi amigável, carinhoso ou maldoso, malicioso”.
Sobre a premiação, a professora diz que irão discutir em conjunto para decidir qual a melhor e mais justa forma do uso do prêmio.
Choro, risos e companhia: Qual a sua emoção do dia? Por meio de uma escuta sensível, além do olhar observador das professoras do Cmei Contos de Fada, foi percebido nas crianças comportamentos de choro, raiva e atitudes agressivas, com essas emoções elas tentavam demonstrar o que viveram e/ou estavam passando naquele momento. Essa dificuldade de se expressar emocionalmente indicou a necessidade de repensar ações que levaram ao projeto, com objetivo de fazer com que nossas crianças desenvolvessem suas habilidades socioemocionais desde cedo, aprendendo sobre as sete principais emoções (alegria, tristeza, raiva, medo, calma, amor e o nojo), garantindo os seus direitos de aprendizagem de uma maneira lúdica, prazerosa e divertida, tendo como fio condutor história do livro O Monstro das Cores de Ana Lennas.
A partir do momento que as crianças apresentaram mudanças de comportamento positivas, o ambiente da sala de aula se tornou mais favorável para a construção do conhecimento. Esta mudança refletiu nos resultados da avaliação dessa turma, que se mostraram mais positivos após a realização do projeto.
O valor do prêmio será para custear ações de melhoria ao processo de ensino e aprendizagem da unidade.
Texto: Redação Semed
Edição: Denis Rocha/Secom
Agencia Palmas