No evento também serão entregues as obras impressas aos alunos autores que publicaram livros como parte de projeto de incentivo à leitura

O Dia da Família na Escola, que será comemorado a partir das 19 horas desta quinta-feira, 8, na Escola Municipal (EM) Paulo Freire, localizada na Arno 32 (305 Norte), em Palmas, traz uma programação diversificada com resultados de projetos desenvolvidos na escola. Além da homenagem aos pais, com a participação dos alunos e das famílias da comunidade escolar na quadra de esportes da unidade, serão apresentados os projetos Água – uma proposta escolar de uso racional e reutilização, e entregues os livros publicados pelos alunos dentro do projeto Estante Mágica.

O projeto Água – uma proposta escolar de uso racional e reutilização foi desenvolvido por alunos do 5º ano na disciplina de Ciências como ação educativa auxiliar na formação de alunos críticos e participativos. Por meio da implantação de sistemas de captação das águas dispensadas pelos aparelhos de ar condicionado para aproveitamento na irrigação da horta escolar, pretende-se despertar nos alunos a consciência que a água é um recurso limitado que requer racionalidade em seu uso, evitando a cultura do desperdício e promovendo sua reutilização. Sob a coordenação da professoras Mauricéia Gomes e Edna Costa, as atividades promovem a relação entre as disciplinas Ciências, História, Geografia, Português e Matemática.

A iniciativa foi contemplada com um contrato de patrocínio entre o Banco da Amazônia e a Associação da Comunidade Escolar da EM Paulo Freire, que disponibiliza o valor de R$ 10.000,00 para material de captação de água, construção e implementação da horta escolar, serviço de pedreiro e encanador e produção de placas informativas de segurança contendo logomarca e slogan do patrocinador. 

Estante Mágica

O projeto de publicação de livros de autoria de alunos é implementado em parceria com a editora Estante Mágica, que já incentivou mais de dois milhões de crianças a se tornarem autoras. “A leitura e a escrita são alicerces fundamentais do aprendizado de nossas crianças. Por isso buscamos proporcionar experiências de aprendizado inesquecíveis para nossos alunos”,  considera a diretora Josileide Postal.

No total, foram impressos 63 livros, sendo 34 títulos orientados pela professora Helen Sávia da Silva Martins (turmas de 2º ano), 22 pela professora Elisangela Alves da Silva Souza (turmas do 3º ao 5º) e sete pela professora  Lauren Schiller (pré escolar II), durante o ano letivo de 2023. O custo total foi de R$ 4989,21 disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação.

“Agradecemos a todas as famílias que participam deste processo educacional incentivando as crianças, sobretudo quanto à frequência diária nas aulas. E também ao secretário da Educação, Fábio Chaves, que disponibilizou recursos para aquisição das obras físicas possibilitando a entrega para as crianças, uma vez que a maioria das famílias não adquiriram o livro impresso por falta de recursos”, finaliza a diretora. 

Texto: Semed Palmas

Edição: Secom Palmas

Agencia Palmas

28 de outubro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *