Capacitação foi realizada na manhã desta segunda-feira, 25, na Escola de Formação da Semed

Técnicos supervisores pedagógicos da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) participaram, na manhã desta segunda, 25, de uma formação sobre o Plano Político-Pedagógico (PPP). Ministrada pela servidora Evelyn Santos, a formação foi realizada com o objetivo de subsidiar pedagogicamente os profissionais para o acompanhamento das unidades escolares (UEs). O curso foi realizado na Escola de Formação da Semed e contou com a presença da secretária pedagógica da pasta, Cícera Mota, da superintendente de Gestão Escolar, Suiany Costa, da chefe da Divisão de Formação Permanente, Conceição Lopes, dentre outros servidores. 

 

A servidora Evelyn Santos destacou que é fundamental as formações dos técnicos supervisores pedagógicos, pois o PPP é construído de forma participativa, envolvendo toda comunidade escolar. “Anualmente o documento é reelaborado, principalmente o plano de ação. Isso se dá por fatores internos e especificidades de cada escola, como, por exemplo, o ambiente, o público, a cultura que está inserida e o desempenho que os alunos tiveram naquele ano. Tudo é avaliado e ponderado para se refazer o PPP para o próximo ano letivo”. 

 

Para a superintendente de Gestão Escolar da Semed, Suiany Costa, o PPP é de grande importância para as unidades escolares. “É um documento legal que guia a gestão escolar, orientando as decisões e ações dos gestores, professores, servidores e estudantes. Contribui ainda para a construção de uma identidade institucional, fortalecendo a comunidade escolar e promovendo uma cultura de participação e colaboração”, ressalta a superintendente.

 

A secretária pedagógica da pasta, Cícera Mota, também destacou a importância do Plano Político-Pedagógico para a garantia da qualidade do ensino nas unidades escolares, uma vez que ele estabelece as metas e os objetivos educacionais, bem como as estratégias para alcançá-los. “Ele ajuda a promover a integração entre os diferentes setores da escola, administrativo, pedagógico e a comunidade, contribuindo para a melhoria contínua da educação”, conclui a gestora. 

 

Plano Político-Pedagógico

O Plano Político-Pedagógico (PPP) foi instituído pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e pela Lei nº 9394/96, cuja obrigatoriedade foi determinada na legislação do Conselho Estadual de Educação/Deliberação 07/2000 (BRASIL, 1996). É através dele que se define a identidade, os objetivos, as diretrizes e as ações a serem desenvolvidas nas unidades de ensino.

 

Texto: Semed 

Agencia Palmas

25 de março de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *