Funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, na ACSU-SO 130 (1.301 Sul), não sendo necessário agendamento ou encaminhamento dos pacientes
Nesta quarta-feira, 13, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Dr. Emílio Fernandes Vasques Júnior completa uma semana de funcionamento e já nesta primeira semana contabiliza 17 admissões de pacientes e 40 procedimentos realizados. O local é especializado no atendimento de crianças e adolescentes de até 17 anos, e que apresentam sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, na ACSU-SO 130 (1.301 Sul), não sendo necessário agendamento ou encaminhamento dos pacientes. As equipes farão o acolhimento e avaliação do quadro apresentado, a fim de verificar se condiz com os critérios de pacientes CAPSi ou se é necessário encaminhamento a outros dispositivos de atendimentos de crianças e adolescentes.
Conforme a equipe do CAPSi, os pacientes admitidos passarão por avaliação da equipe multiprofissional para construção, em conjunto com a família, do plano de cuidado individual que irá determinar a frequência e as atividades que serão oferecidas para cada um.
Estrutura da equipe
O CAPSi conta com psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, psicopedagogo, educador físico, nutricionista, psiquiatra, pediatra, farmacêutico e artesão/arte terapeuta.
Serviços oferecidos
- Atendimento individual: medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros;
- Atendimento em grupos: psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros;
- Atendimento em oficinas terapêuticas;
- Visitas e atendimentos domiciliares;
- Atendimento à família;
- Atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social;
- Desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça; entre outras atividades.
Texto: Redação Semus
Edição: Denis Rocha/Secom
Agencia Palmas