Evento aconteceu neste sábado, 9, na Escola de Tempo Integral do setor

Mais uma ação do Mais Saúde que foi um sucesso, dessa vez os serviços foram ofertados para a população do setor Santa Bárbara, na Escola de Tempo Integral do local, das 8 às 14 horas deste sábado, 9. O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), proporcionou para as famílias consultas com o clínico geral e com profissionais especializados, além de dispensação de medicamentos, vacinação em todas as faixas etárias, testagem de leishmaniose e vacinação antirrábica em cães e gatos.

A dona de casa Erondina Rodrigues Macedo, de 38 anos, aproveitou a ação para trazer os filhos João Miguel Macedo, 6 anos, Breno Rodrigues Macedo, 9 anos, e o Kaio Rodrigues da Silva, 11 anos, para tomarem as vacinas atrasadas, fazer consulta com médico e dentista, entre outras coisas. “Essa ação no sábado facilita porque os meninos não precisam faltar aula e consigo fazer várias coisas em um lugar só”, comentou a mãe, que também atualizou seu cartão de vacinação e passou pela triagem do Bolsa Família.

A Brenda Lorranho Pereira da Silva, de 23 anos, é mãe do Moisés Pereira da Silva, de apenas 8 anos, que aguardava consulta com oftalmologista há uns quatro meses, quando foi inserido no Sistema de Regulação (Sisreg). Eles foram chamados para fazer a avaliação com o especialista neste sábado, 9. “Ele está com problema de visão e com dificuldade de enxergar, o que tem atrapalhado também o aprendizado na escola. Graças a Deus o atendimento foi rápido e espero que tudo se resolva agora.”

Quem também gostou bastante da ação foi o lavrador Valdivan Alves da Silva, de 50 anos, que trabalha numa fazenda e, por não ter tempo de vir durante a semana na Capital, passou por algumas consultas especializadas como demanda espontânea. “Acabei de chegar em casa e a minha esposa comentou dessa ação, eu já vim logo porque estou com muita dor de dente. O médico já me avaliou, já marcou a cirurgia e vou começar a fazer o tratamento nos próximos dias.” O lavrador também passou pelo especialista da visão e atualizou o cartão de vacina. 

 

Serviços

Foram disponibilizadas triagem para verificação de glicemia e aferição de pressão arterial e encaminhados para os atendimentos clínicos e especializados com urologista, ginecologista, ortopedista, gastroenterologista, angiologista, otorrinolaringologista, oftalmologista, psiquiatra, dentista para atendimento de endodontia (canal) e buco maxilo facial (extração e cirurgia bucal), fisioterapia para reabilitação e com a equipe multiprofissional composta por fisioterapia, nutrição e psicologia. 

Ainda houve serviços de odontologia, planejamento familiar para solicitação da vasectomia, laqueadura e inserção do dispositivo intrauterino (DIU), dispensação de medicamentos, vacinação, administração de vitamina A, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Bolsa Família, avaliação de hanseníase e de motivação para o programa de tabagismo, coleta de papanicolau (PCCU), conscientização de combate à violência contra a mulher, criança e adolescente com o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), e ainda, vacinação antirrábica e testagem de leishmaniose.

 

Vacinação antirrábica

Simultaneamente à ação Mais Saúde, a equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) estava em sete pontos de Palmas para aplicação de vacina contra a raiva em cães e gatos saudáveis, maiores de três meses de vida. O servidor público Roberto Lacerda, 44 anos, que ficou sabendo da campanha pelas divulgações nas redes sociais, não perdeu tempo e levou a cadela Jhulia e a gata Rica para se protegerem. “Ter essa quantidade de postos de vacinação é vantajoso porque cada um pode ir no local que fica mais próximo da sua casa”, afirmou Lacerda, que foi na USF da Arso 41 (403 Sul).

Já o técnico de informática Wilson da Silva Iaghi Filho, 25 anos, foi até o ponto de vacinação no setor Santa Bárbara para aplicar a vacina antirrábica no seu cachorro Beethoven, que já tem 11 anos, e também para fazer o teste reagente da leishmaniose. “Eu me preocupo muito com ele, deixo tudo bem limpo, organizado e mantenho a higiene dele sempre em dia para não trazer nenhum problema pra ele”, completou. 

Os pontos de vacinação da campanha de raiva foram na Escola de Tempo Integral Santa Bárbara e as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arno 41 (403 Norte), Deise de Fátima (Arse 13 – 108 Sul), Francisco Júnior (Arso 41 – 403 Sul), Albertino Santos (Arse 101 – 1004 Sul), Eugênio Pinheiro, localizado no setor Jardim Aureny I e Walter Pereira, em Taquaruçu.
 

Texto: Semus

Edição: Juliana Matos

Agencia Palmas

9 de março de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *