Áreas cadastradas podem ser acessadas pela população permitindo avaliação

Em breve o cidadão palmense poderá participar da gestão dos parques da cidade, por meio do Cadastro Ambiental Urbano (CAU), do Programa Cidades Verdes Resilientes, mantido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com os municípios e do qual Palmas é signatária. Em Palmas, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) vem realizando o cadastramento de todas as áreas verdes, que deverá ser concluído ainda neste ano.

O CAU é uma ferramenta para cadastramento, identificação, mapeamento e qualificação das áreas verdes urbanas em plataforma digital. No cadastramento das áreas verdes são inseridas informações como arquivos shapefile, caracterização ambiental, nomeação da área, visualização de dados e indicadores. 

Em breve o cidadão palmense poderá acessar, por meio de aplicativo, as áreas cadastradas e avaliar as áreas verdes da cidade.

O CAU ajudará a suprir demandas como a ausência de informações qualitativas e quantitativas sobre áreas verdes urbanas nos municípios, carências de parâmetros e indicadores para apoiar a gestão ambiental, dentre outros.

Na última sexta-feira, 23, os técnicos da FMA se reuniram com Carlos Mauricio da Fonseca Guerra, diretor de Meio Ambiente Urbano, da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA para analisar propostas de melhorias no cadastro das áreas verdes urbanas em Palmas.

 

 

Texto: Georgethe Pinheiro/Secom
Edição: Denis Rocha/Secom 

Agencia Palmas

27 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *