Em resposta ao recebimento da caixa, coordenação pedagógica da Kingdom School se disse encantada com a perfeição do trabalho tocantinense

Os alunos do segundo ano, da professora Rosemary Ávila, da ETI Fidêncio Bogo, em Palmas, estão radiantes com o retorno recebido da coordenação pedagógica da Kingdom School, de Sorocaba (SP), como participação no projeto ‘Caixa da Natureza’, promovido programa ‘Ser Criança é Natural’.

A postagem da caixa também foi feita com a participação dos alunos, que compareceram à agência dos Correios junto com a professora. A expectativa agora é pelo recebimento da caixa a ser postada pela escola paulista, que está se empenhando em corresponder à altura.

Na resposta enviada pela coordenadora pedagógica da Kingdom School, Mariane Silva, após o recebimento da caixa, é destacado o encanto com a perfeição da produção tocantinense. “As crianças ficaram admiradas com o trabalho artístico e as instruções de abertura. Experimentaram o mel e o xarope, e amaram a experiência com a lanterna e os registros das crianças. Agora, mais do que nunca, querem conhecer as crianças daí”, disse em sua mensagem.

A professora Rosemary explica que a caixa foi construída com a técnica papietagem utilizando papelão e cola para chegar o mais próximo de uma mala de couro usada nos anos 70 pelos caixeiros viajantes. No interior foi criada uma representação do território onde os estudantes residem e estudam, com uma imagem em 3D mostrando um pouco do entorno da escola, inclusive as serras. 

“Para fazer o solo usamos um pouco da terra e barro da região. Na parte frontal da caixa foi feita uma portinha, de forma que o estudante possa abrir a e olhar como se estivesse dentro. A luz amarelada e forte representa o nosso clima”, ressalta a professora.

Contexto pedagógico

Durante a produção da caixa, os alunos da ETI Fidêncio Bogo trabalharam elementos da natureza, extraíram mel das abelhas sem ferrão e até construíram um binóculo mágico para apreciar a natureza. Com as folhas secas criaram quadrinhos e um vitral, que com a ajuda da lanterna projeta a imagem de uma árvore na parede. Na horta agroecológica, colheram guaco para fazer um xarope na cozinha experimental. Com os coquinhos de macaúba fizeram pinturas. 

“Este programa gerou muito aprendizado dentro dos contextos pedagógicos, como acessar o Google Maps para aprender sobre localização, estados, cultura, biodiversidade e sustentabilidade. Todo o material produzido parte dessa premissa sustentável e ecológica. Agora aguardamos que os alunos paulistas compartilhem sua experiência de receber sua caixa em uma entrevista para a Rádio Quati”, finaliza Rosemary.

Texto: Ascom Semed

Edição: Secom Palmas

Agencia Palmas

29 de abril de 2024

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