Proposta visa capacitar alunos para desenvolver habilidades nas áreas de artesanato, serviços e empreendedorismo
O modelo do projeto ‘Oficinas de Geração de Renda para Educação de Jovens e Adultos’, desenvolvido pela Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, situada na Arse 122 (1.206 Sul), irá a partir deste semestre se estender para as demais unidades educacionais que também atendem a EJA. Denominado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de ‘EmpreEja’, o projeto segue com a proposta de capacitar os alunos para que eles possam desenvolver habilidades nas áreas de artesanato, serviços e empreendedorismo.
Em reunião com a equipe técnica da educação na tarde desta última quinta-feira, 04, ficou definido que durante o decorrer do ano letivo serão oferecidas oficinas e programações para despertar nos estudantes o gosto pelo empreendedorismo e a vontade em abrir o seu próprio negócio pessoal, permitindo assim o interesse em gerar renda extra.
Ainda dentro das etapas do projeto, a equipe prevê que a promoção de feiras para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tenha novos espaços para apresentação e vendas dos seus produtos.
De acordo com a coordenadora da EJA na rede de ensino de Palmas, Rosana Débora, os bons resultados do projeto desenvolvido pela a Escola Carlos Jobim serviram de inspiração para ampliar as atividades às demais unidades. “Temos muitos talentos entre os nossos alunos, portanto trabalhar o empreendedorismo com foco na possibilidade da criação de pequenos negócios rentáveis dentro da comunidade local será mais uma oportunidade que poderemos ofertar a eles”, avalia.
Em 2023, os alunos da Tom Jobim participaram de oficinas de bombons e caixas decorativas, cursos de Design de Sobrancelha, Pequenos Reparos, Trancista e Maquiagem. As oficinas foram ministradas pelos próprios educadores da unidade, que compartilham seus talentos, contribuindo para a formação integral de seus alunos.
Texto: Redação Semed
Edição: Denis Rocha/Secom
Agencia Palmas