Ryan Gabriel, de 8 anos, foi recebido no QCG pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins; em seguida, no aeroporto estudante conheceu aeronave Graer 01
“A realização de um sonho e uma experiência que ficará para toda a vida. Muito obrigada por estarem criando essas memórias para o meu filho”, disse Kellen Maurer. Com esse agradecimento emocionado, a mãe do estudante Ryan Gabriel, de 8 anos, do 3º ano da Escola Municipal Estevão de Castro, no Jardim Aureny III, em Palmas, falou sobre o convite que o filho recebeu para conhecer a aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins, o Graer, nesta terça-feira, 23. Ryan Gabriel, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi recebido no Quartel do Comando Geral (QCG) por militares da unidade aérea e, em seguida, foi convidado a ir ao aeroporto para ver de perto o avião do Grupamento, a aeronave Graer 01.
De acordo com a diretora da unidade educacional, Maria Mendes Macena, a ação era para ter acontecido no decorrer de 2023, porém, devido à rotina da escola e do Graer não foi possível. “A gente vem tentando desde o ano passo e agora surgiu a oportunidade. Mesmo estando em período de férias escolares, a família se colocou disponível e deu certo”, relatou. A diretora explicou que a escola trabalha com uma diversidade muito grande de alunos e, em especial, com alunos neurodivergentes e esclareceu que esse tipo de ação é muito importante para seu desenvolvimento. O aluno foi acompanhando pelo pai, pela mãe, pela avó e pela diretora.
“No caso específico do nosso aluno Ryan, que tem um hiperfoco por aeronave, nós trabalhamos todos os conteúdos voltados para o tema. É um leque de possibilidades muito grande e, observando o desenvolvimento dele durante o ano de 2023, trabalhamos para proporcionar esse momento a ele. Quando Ryan chegou em nossa escola, ele não se comunicava e não parava na sala de aula. Foi a partir do trabalho realizado pelos professores e pela equipe pedagógica, partindo do pressuposto do hiperfoco que ele possui, que a gente conseguiu o desenvolvimento dele. Hoje o Ryan Gabriel consegue ler, se comunicar bem e interagir com as pessoas. Claro que isso também se deve ao apoio efetivo da família”, pontuou Maria Mendes.
Para a mãe do Ryan Gabriel, Kellen Maurer, iniciativas como essa fazem toda a diferença para o desenvolvimento da criança. “Isso é muito importante para ele se sentir acolhido porque, infelizmente, por mais que a gente tente, a gente fale da inclusão nas escolas, nos locais, nem todos têm essa capacidade de inclusão. Então, quando vemos nosso filho num local que não existe preconceito, onde ele é acolhido, somos invadidos por uma imensidão de felicidade. Eu só tenho que agradecer a todos que estão com ele nessa jornada, especialmente à Escola Municipal Estevão de Castro, porque os profissionais que estão nela fizeram diferença na vida do meu filho”, afirmou.
“A Polícia Militar tem também essa função social. Além de realizar o policiamento ostensivo e preventivo, é importante para nós recebermos essas crianças e qualquer cidadão que procure a instituição PM para fazer uma visita. Essa visita, em especial, à nossa unidade que é o Grupamento Aéreo, o Graer PM/TO, nos enche de orgulho. O Ryan nos deu uma aula de alegria e entusiasmo e demonstrou ser um grande conhecedor de aeronaves”, destacou o assessor de comunicação do Graer, Major Átila Azevedo.
Texto: redação Semed
Edição: Juliana Matos/Secom
Agencia Palmas