Livro foi finalista do Prêmio Carolina Maria de Jesus em 2024
A 35ª edição da Roda Literária marcou o lançamento do livro ‘Amor e Calamidade’ da autora Vanessa Teodoro Trajano. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 8 de agosto, no Salão de Exposição da Fundação Cultural de Palmas (FCP), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Durante a roda, em um bate-papo mediado pela pesquisadora de linguagens e literatura Bruna Campos, a autora apresentou sua obra e compartilhou como suas relações familiares serviram de inspiração para escrever ‘Amor e Calamidade’. O livro explora a história de uma mãe e sua filha, abordando os conflitos inerentes a cada geração.
Na abertura, a escritora reforçou a importância do evento para a disseminação da literatura e expressou sua gratidão pelo acolhimento da Fundação Cultural de Palmas (FCP). “Estou muito grata à fundação por este espaço para discutirmos literatura e pelo cuidado comigo. Fui muito bem recebida e acolhida pela equipe”, afirmou.
Sinopse
Em ‘Amor e Calamidade’, D. Alaíde, mãe recém-divorciada, e sua filha Valentina, recém-casada, passam o final de semana juntas na casa da matriarca após um telefonema inesperado de Jonas, o antigo provedor da família. Ele anuncia que, passados dois anos da separação, finalmente fará uma visita. Embora o reencontro seja intimamente festejado, essas mulheres não estavam preparadas para tal surpresa e os ânimos irão desencadear emoções há muito reprimidas. O choque de gerações, as diferentes perspectivas sobre a vida e as expectativas em relação ao marido/pai que abandonou a família por uma mulher mais jovem trazem à tona consequências indesejáveis. Os acontecimentos levam à reflexão: por que os homens tendem a aniquilar qualquer responsabilidade afetiva quando o amor bate à porta?
Mediação
Bruna Campos, natural de Teresina (PI), é professora e pesquisadora da área de linguagens e literatura. Formada em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre pela Universidade Federal de Goiás (UFG), possui experiência com revisão e crítica à Literatura Brasileira Contemporânea.
Autora
Vanessa Teodoro Trajano nasceu em Teresina, mas recentemente se mudou para Palmas, após um longo período em Brasília (DF). Além de escritora, é roteirista e professora de língua portuguesa na rede estadual de ensino, com mestrado em Estudos Literários pela UFPI. Vanessa já publicou 22 livros, entre os quais se destacam ‘Mulheres Incomuns’ (2012), ‘Poemas Proibidos’ (2014), ‘Doralice’ (2015), ‘Ela não é Mulher pra Casar’ (2019 – finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura na categoria Livro do Ano, que terá uma segunda edição pela Editora Letramento), ‘Supermulher e outras performances poéticas’ (2020), ‘3 noites com Maria Eugênia’ (2023) e ‘Amor e Calamidade’ (2024), obra finalista do Prêmio Carolina Maria de Jesus.
Texto: Samara Martins/FCP
Edição: Juliana Matos/Secom
Agencia Palmas