Exposição é composta por obras de artes de diferentes estilos, feitas por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
Uma tarde de diversão e aprendizado sobre diferentes culturas e artes foi oferecida aos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem, comunidade escolar e familiares de alunos, com a mostra ‘Artes Viva: Aprendizagem crítica e significativa’. A exposição é composta por obras de artes de diferentes estilos feitas por alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e aconteceu durante a tarde desta sexta-feira, 14, no hall e nas salas de aula da escola. Todas as turmas da unidade educacional foram liberadas para apreciação da mostra.
De acordo com a professora de Artes, Noelma Rocha, para a confecção das peças foram utilizados diferentes materiais, produzidos pelos próprios alunos e também reaproveitamento de recicláveis. “Enquanto professores aqui do Monsenhor, percebemos que o nosso alunado sentia essa necessidade da parte mais prática, da exposição, de produzir o seu próprio material. Então, trazendo para os objetos do conhecimento, trabalhados no segundo bimestre, trabalhamos a arte rupestre, o mosaico – mais voltado para a arte romana, eles produziram mosaicos com pedaços de papel, folhas, sobras de E.V.A e até pedras, com desenhos livres e mais direcionados”, esclareceu a professora.
A arte renascentista também ilustra a galeria de exposições, com belas telas de pinturas. Noelma Rocha explicou que primeiro os alunos fizeram suas artes no papel A4 e depois passaram para a tela de pintura, utilizando tinta guache. Utilizando o documentário ‘Lixo Estraordinário’, de Vik Muniz, a professora trabalhou a arte contemporânea, de modo que os alunos reutilizaram materiais recicláveis para produzir arte.
Para o diretor da unidade, Daniel Tramontini, “a exposição é um verdadeiro tesouro de descobertas de talentos. O objetivo das nossas professoras foi trabalhar a história da arte dentro das suas respectivas turmas e envolver os alunos com todo esse conhecimento teórico, na prática. O resultado é este belíssimo trabalho, muita criatividade e uma exposição encantadora”, relatou.
A professora de Artes e Língua Portuguesa, Jhennefer Ariell, elogiou os trabalhos apresentados e disse que a exposição é um momento muito importante para que os alunos se sintam valorizados pelos trabalhos que eles realizaram. “É bonito ver na prática tudo que eles aprenderam em salas de aula. Eles fazem pesquisas e levam muito a sério tudo o que a gente explana em sala de aula, então, espero que eles tenham conhecimento maior sobre arte, vivência da parte prática e não apenas a teórica”, explanou.
Monique Garcia Leal está no 8º ano e já se projeta como artista. Ela usou sua criatividade para ilustrar uma tela com tinta guache. “Estou feliz por expor minha arte aqui e poder mostrar para todos os colegas e visitantes. Também estou gostando muito de poder ver o trabalho de outras pessoas e aprender um pouquinho sobre as outras artes”, afirmou a estudante.
Texto: Semed
Edição: Juliana Matos/Secom
Agencia Palmas