Formação visa aperfeiçoamento contínuo dos agentes de trânsito do Município com base no PlanMob

A sinalização e segurança no trânsito foram destaques do Curso de Aperfeiçoamento Mobilidade Urbana e Sinalização no Trânsito, concluído nesta sexta-feira, 7, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia de Palmas (IVM).  Mais de 35 agentes de trânsito estiveram se atualizando e utilizando como objeto de estudo a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas (PlanMob) para adentrar nos tópicos engenharia de tráfego, polo gerador de viagem, mobilidade urbana, ativa e tratamento de locais críticos de acidentes e sinalização. 

 

“O trânsito, muitas vezes, é associado apenas ao fluxo de veículos, mas a mobilidade urbana é algo muito mais inclusivo e democrático. Trata-se de considerar todos os usuários do sistema, invertendo a ordem de importância. Nesse contexto, o pedestre e o ciclista são colocados como prioridade, garantindo boas calçadas e ciclovias. O transporte motorizado, embora predominante, causa uma série de adversidades que precisam ser planejadas, quando o Município compreende e aplica isso, a qualidade de vida e o deslocamento das pessoas melhoram significativamente.  O curso foi um momento de reciclagem, de fazer amizades, fortalecer vínculos e entender melhor as posturas e decisões, facilitando até mesmo a atuação nas ruas”, destaca a instrutora e engenheira civil, Mônica Soares Velloso.

 

O Plano de Mobilidade Urbana de Palmas (PlanMob) é um instrumento de planejamento em desenvolvimento, que através de estudos técnicos e audiências públicas, estabelecerá diretrizes, metas e ações do sistema de mobilidade da cidade para os próximos dez anos, contemplando aspectos como: transporte público coletivo, deslocamento a pé e por bicicleta, cargas urbanas, acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, estacionamentos públicos e privados, circulação e segurança viária, além da integração entre os diferentes modos de deslocamento.

 

Para a participante Jessievane Jader, que é engenheira na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), as discussões em aula foram esclarecedoras sobretudo no campo da legislação. “Tive uma compreensão mais completa e atualizada das normas, auxiliando no planejamento urbano diário para redução de acidentes, melhoria da acessibilidade e economia de recursos. A Prefeitura já vem trabalhando na implementação de calçadas, faixas elevadas, ciclovias e radares, bem como pelo respeito dos cidadãos à sinalização horizontal e vertical. Esse é um esforço colaborativo entre os órgãos públicos e a população”.

 

Segundo a agente de trânsito e transportes na Sesmu Caroline Colombo, o objetivo é tornar o trânsito mais democrático e humano. “Além de grandes investimentos, lidamos com a necessidade de mudanças culturais. Qualificações como esta nos tornam mais capacitados para tais enfrentamentos, com uma visão mais sistêmica, trazendo soluções adequadas no tratamento de pontos críticos e salvando vidas”. A formação é promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio do  IVM, e executada pelo Instituto Tocantinense de Aprendizagem e Serviços Especializados em Trânsito (Itaset).

Agencia Palmas

7 de junho de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *