Atividade faz parte das comemorações da Semana da Água
Uma palestra com quatro turmas do oitavo ano na Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello acerca da importância da água e a necessidade de conservação deste fundamental recurso foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20. Na sexta-feira, 22, será a vez dos alunos do 9º ano participarem do evento, que é ministrado pela equipe do Projeto Germinar. A ação vai ao encontro do conteúdo ministrado nas aulas de ciências e tem como objetivo fortalecer o processo de ensino/aprendizagem.
Entre os tópicos abordados estão a relação entre a existência da água no planeta e a sobrevivência de todos os seres vivos. Também são tratados assuntos como a importância da hidratação para os seres humanos, a produção de alimentos que depende da irrigação, a distribuição da água em oceanos, rios, lagos e geleiras e um dado que costuma chamar a atenção dos participantes: apenas 0,008% da água existente é potável e própria para o consumo humano.
A palestra também abordou o caminho que a água faz, desde a captação até a disponibilidade na casa de cada um, após passar pela estação de tratamento. Ao falar do consumo médio do cidadão palmense, que é de 214 litros por dia, também foi abordado o desperdício. Segundo dados apresentados pela equipe, a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para se tornar potável, quase 40 litros se perdem por conta de vazamento nas redes, contaminação e uso excessivo.
Mas também foram apresentadas alternativas para evitar essa perda tão grande. “São práticas simples como reduzir o tempo do banho, ficar atento a vazamentos em torneiras, não usar mangueiras para lavar calçadas e ainda reutilizar a água da máquina de lavar que podem reduzir significativamente o desperdício de água”, considera o técnico do Germinar, Bomfim dos Reis.
Texto: Redação Semed
Edição: Denis Rocha/Secom
Agencia Palmas