Profissionais de saúde repassam informações sobre prevenção e tratamento da tuberculose
Na manhã desta terça-feira, 5, os pacientes da Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato (Taquaruçu) receberam uma ação alusiva ao Março Vermelho, mês em que se intensifica as ações de combate à tuberculose. Na oportunidade foi apresentada uma palestra, com café da manhã, sobre mitos e verdades da enfermidade.
Segundo a professora Flaviane Batista, 31 anos, foi uma surpresa positiva ao chegar na unidade e se deparar com uma equipe disposta a tirar dúvidas e falar sobre os atendimentos relacionados à tuberculose. “A informação sempre é bem-vinda, acredito que ajuda muitos que não sabem sobre os sintomas e também sobre tratamento”, disse, ressaltando sobre a importância da vacina BCG para proteger das formas graves da tuberculose.
A dona de casa Maria José Viana Silva, 66 anos, destaca que a vacina sempre foi aplicada corretamente em seus familiares. “Todos que moram comigo, as crianças, receberam a dose no dia certinho”. Maria relata que o que aprendeu na unidade será repassado para todos do seu núcleo familiar.
De acordo com a coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Ana Paula Marques dos Santos, as unidades de saúde têm autonomia para conceber e implementar uma variedade de iniciativas ao longo do mês. Estas iniciativas incluem a realização de ações educativas e a busca ativa de casos. “Trata-se de um mês inteiramente dedicado a essa mobilização, com o propósito de difundir informações essenciais e disponibilizar serviços relevantes aos moradores de Palmas”, ressalta a profissional de saúde.
Texto: Redação Semus
Edição: Denis Rocha/Secom
Agencia Palmas