Capacitação conta com 12 agentes dos setores de fiscalização, regulação fundiária e planejamento urbano da gestão municipal de Palmas

Falar de mudanças da última década é destacar a digitalização, a conectividade e a otimização. Por isso, a Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município dePalmas (IVM), promoveu um curso de Mapeamento com Drones e Processamento de Imagens para 12 agentes municipais dos setores de fiscalização, regulação fundiária e planejamento urbano. 

O curso teve como objetivo capacitar os servidores no uso de drones para mapeamento e processamento de imagens, visando melhorar os serviços prestados pelas respectivas secretarias municipais. 

A empresa Geotecnologia (GeoGIS), foi responsável pela execução do curso no periodo de 19 a 24 de fevereiro, com momentos teóricos e práticos que foram realizados em pontos estratégicos da cidade, como Pista do Aeroporto, Espaço Cultural, e Parque dos Povos Indígenas. 

O instrutor Christian Cardoso destacou a importância do treinamento para acelerar processos como a regularização fundiária urbana. “Nosso intuito é prepará-los para oferecer eficiência, realizar mapeamentos diários que possam apoiar a regularização fundiária urbana da cidade. Acredito que por meio do uso remoto dos drones, os processos ganham precisão”.

“Para ensinar a eles toda a parte teórica e prática da topografia e aerolevantamento, nós trouxemos alguns drones. Além disso, os indivíduos que atuam na fiscalização podem acompanhar de longe com acesso remoto qual área eles querem avaliar, por exemplo, um foco de dengue. A gente faz todo o processo de aerofotogrametria, com precisão de dois centímetros por pixel na imagem. Destacou o instrutor e engenheiro agrônomo, Kleber Brito. 

A servidora Morcila Corado, da Superintendência de Regularização Fundiária, explicou que o entendimento da pilotagem de drones e o uso de softwares específicos para mapeamento e processamento de imagens irá otimizar diversos serviços. “Vai colaborar com o levantamento de imagens de loteamentos e áreas irregulares com a finalidade de subsidiar a elaboração do projeto urbanístico dessas áreas com a definição do microparcelamento que inclui ruas, lotes, calçadas, área pública municipal e áreas de preservação permanente.”

Geotecnologia

É um conjunto de soluções tecnológicas utilizadas para coletar, processar e analisar informações geográficas. Elas foram desenvolvidas a partir do geoprocessamento, isto é, ciência que usa técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de dados geográficos. Além disso, a geotecnologia é formada por recursos como hardware, software e peopleware, considerados grandes aliados na tomada de decisão de diversas áreas e negócios.

 

Texto: Redação IVM

Edição: Denis Rocha/Secom 
 

Agencia Palmas

24 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *