‘Onde eu me situo no processo de inclusão escolar? E o desafio do educador’ foram temas abordados pelo palestrante 

Uma tarde de reflexão sobre os desafios enfrentados pela comunidade educacional, dentro e fora do ambiente escolar, foi proposta pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas com a aula inaugural do primeiro semestre de 2024. A palestra foi realizada na tarde desta quinta-feira, 1º, pelo jornalista e psicólogo Fábio Willian, que abordou o tema: ‘Onde eu me situo no processo de inclusão escolar? O desafio do educador’.

O evento foi direcionado aos professores e gestores educacionais de Palmas e marcou a abertura do ano letivo de 2024 da rede municipal de educação, previsto para iniciar na próxima segunda-feira, 05. Durante a palestra, Fábio Willian falou sobre suas experiências como profissional da comunicação na cobertura de matérias sobre o universo da educação e também como terapeuta de professores. “Eu só estou aqui hoje, nesse lugar aqui, porque eu tive, tenho e quero ter, por muitos e muitos anos, pessoas como vocês, professores, porque sendo o diretor, o orientador, o coordenador, todos aqui são professores”. Dessa forma, o palestrante saudou a plateia, formada por educadores e educadoras da Capital. 

“Eu estou feliz duplamente. Primeiro porque eu vim para Palmas. É a primeira vez que eu venho aqui e, segundo, por falar para professores. Eu só estou aqui tendo condições de falar para professores porque eu tive e tenho vários professores e professoras. Então, para mim, é uma honra dupla, principalmente, por falar para esse público que eu admiro tanto e que eu tenho um carinho tão especial. Então eu me sinto extremamente lisonjeado de poder, de alguma forma, dividir um pouquinho daquilo que eu conheci com os professores. Mas quem merece os nossos parabéns são os professores”, declarou o palestrante.

Prestigiando o evento promovido pela Semed, a diretora da Escola Municipal Anne Frank, Kassia Carla Fernandes Alves, disse que esses momentos pedagógicos, que acontecem no início do ano, são fundamentais para poder construir a prática pedagógica que vai ser mantida e estruturada no decorrer do ano letivo. “Essa reflexão sobre o nosso agir, sobre as nossas ações, vai fundamentar todo o nosso planejamento anual, tanto pedagógico, quanto dos diretores, nas tomadas de decisões junto à Semed. São justamente nesses momentos que a gente vai analisar como foi o nosso desenvolvimento em 2023 e quais são os passos que a gente planeja para 2024. Sem esses momentos de formação e reflexão, o nosso trabalho fica muito mais difícil de ter um rumo, uma direção”, declarou a diretora.

Em sua fala, o secretário municipal da educação de Palmas, professor Fábio Chaves, disse que “2024 será um ano em que teremos muitos investimentos na área educacional, mas tão importante quanto, serão os investimentos na formação dos educadores. Investir em formação continuada, pautada na qualidade, já é um traço marcante da educação de Palmas, uma gestão de eficiência e sensibilidade em diversas áreas, sobretudo, com a educação. A educação não é o secretário, não é a prefeita, não são secretários-executivos, a educação de Palmas é uma unicidade formada por todos vocês, professores e professoras”, ressaltou o gestor.

 

Texto: Semed

 

Agencia Palmas

1 de fevereiro de 2024

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